.

compulsao-afasta-pessoas-750x400

;

Clínica das Compulsões: a dinâmica da impulsividade e o consumos abusivos.

Este curso teórico-prático tem como objetivo capacitar profissionais, construindo uma proposta de intervenção para o tratamento das diferentes demandas compulsivas na atualidade, tais como abuso de álcool e drogas, compulsão alimentar, vigorexia, ortorexia e outras compulsões.

A partir de diferentes perspectivas teórico-clínicas, busca-se compreender estas ¨paixões tóxicas¨, considerando as falhas no desenvolvimento psicossexual, nas defesas caracteriológicas e na constituição do sujeito. Tomaremos a compulsividade e a impulsividade pelo enfoque narcísico, discutindo comportamentos, atitudes e relações sociais, a partir deste tipo de organização de personalidade.

E em função de sua presença cada vez maior na atualidade e de sua complexidade, o corpo e a autoimagem corporal também serão abordados ao longo do curso. Por meio de uma experiência de trabalho psi-corporal, serão propostas técnicas para o manejo destas questões.

Através de discussões teóricas, conhecimento das especificidades da clínica, técnicas de intervenção, exercícios, supervisão e trocas em grupo será possível construir relações entre a teoria e a prática terapêutica.

.

.

Temas abordados:

.

Bases reichianas e bioenergéticas da compulsão e da impulsividade – DATA: 22 e 23 de Março

– Neste módulo será introduzido a questão compulsiva, sua fenomenologia, a visão sócio-histórica e perspectivas teórico-clínicas que são base da proposta deste curso. Bem como, as contribuições de Wilhelm Reich e Alexander Lowen para a compreensão da compulsividade e impulsividade como uma questão narcísica.

A clínica do abuso do álcool e drogas – DATA: 26 e 27 de abril

– Neste módulo abordaremos as dificuldades dos vícios em bebidas alcoólicas e drogas, seu manejo clínico e possibilidade de intervenção.

A clínica da compulsões alimentares – DATA: 10 e 11 de maio

– Neste módulo abordaremos as dificuldades alimentares como anorexia, bulimia, compulsão alimentar, ortorexia, transtornos restritivos seu manejo clínico e possibilidade de intervenção.

Narcisismo, consumismo, as diferentes compulsões e seus deslocamentos – DATA: 14 e 15 de Junho.

– Neste módulo traremos a contribuição das escolas psicanalíticas para o entendimento da questão narcísica, sua relação com o consumo e a sua construção sócio-cultural. Abordaremos as dificuldades obsessivo-compulsivas, entre elas: compulsão por exercício físico, jogos, sexo, limpeza, compras, tecnologia e outras.

.

Temas abordados

Sexta- feira das 15h às 21h |Sábado das 9h às 18h 

Público Alvo: Psicólogos, terapeutas e outros profissionais da saúde que atuem na área das compulsões ou que nela desejem ingressar.

Coordenação: Léia Cardenuto
Professores: Léia, Mara Ceroni e Priscilla Leitner

Valor: R$ 480,00 | mensalidade
Local: IABSP – Rua Aspicuelta, 592

.

.

.

.