Bem-Vindo ao Site do ao Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo
  Quem Somos
  Programas de Formação
    Formação
  Clinica
    Facilitador
  de Grupos
  Clínica Social
  Biblioteca
  Grupos de
Movimento
  Galeria de
Fotos
  Contato
  Links
  Localização
  Home


Lista de
Terapeutas/Analistas Bioenergéticos IABSP
  Segunda a Sexta Feira
09:00 às 20:00
Referencias Bibliograficas
Alegria - a entrega ao corpo e à vida

A alegria é o estado primordial da existência. Partindo dessa premissa, Lowen propõe formas de resgatar essa condição. A alegria significa abrir o coração para emoções dolorosas, permitindo que fluam e se expressem livremente.Lowen orienta o leitor a ler e responder aos sinais do corpo e, através de exercícios de conscientização e revitalização, liberar a energia de sentimentos reprimidos. Alegria emerge então como essência do nosso verdadeiro ser, gerando um elevado grau de espiritualidade e capacidade de lidar com o cotidiano. É a alegria como entrega ao corpo e à vida.

Lowen, Alexander
(1995)
São Paulo,
Ed. Summus, 1997

Narcisismo - Negação do Verdadeiro Self

Os narcisistas não amam a si mesmos nem aos outros. O Dr. Lowen, famoso psiquiatra e pioneiro no campo da análise bioenergética, explica que o narcisismo é, na verdade, o resultado da "negação de sentimento" e da rejeição do verdadeiro self. Neste estudo, incisivo e pioneiro, o Dr. Lowen explora a natureza e as causas do narcisismo e atribui a predominância dessa doença contemporânea a uma sociedade que substitui por valores superficiais - poder, status, sucesso - realidades importantes, como o amor, a família e a estrutura da comunidade.Na sua interpretação provocante, o Dr. Lowen vê a doença do narcisismo mais como o resultado de um desenvolvimento distorcido do que como uma falta de desenvolvimento. A partir de sua vasta experiência clínica, ele oferece uma abordagem terapêutica que provou ser bem-sucedida no restabelecimento do sentimento e na regeneração da integridade do self.A fantástica intuição física e psicológica do Dr. Lowen fica evidenciada nos relatos médicos e nos casos que ilustram a eficácia de seus métodos. Como um neofreudiano que estudou com Wilhelm Reich, Lowen ressalta a importância da primeira infância na formação do amadurecimento psicológico. Sua notável técnica de terapia, a bioenergética, insiste na interação da mente e do corpo, combinando a rigorosa análise freudinana com a avaliação física e com exercícios especiais, destinados a relaxar a tensão muscular rígida que os narcisistas apresentam por negar e reprimir seus sentimentos.A mensagem fundamental de Narcisismo é urgente e inegável: os sentimentos e sua manifestação são de primordial e inequívoca importância. "Nós somos o que sentimos e não o que fazemos"

Lowen, Alexander
(1983)
São Paulo,
Ed. Cultrix,
2ª edição, 1993


Bioenergética

A bioenergética é uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com o seu corpo, e a tirar o mais alto proveito possível da vida que há nele. Ela é uma aventura de autodescoberta. Difere de formas similares de exploração da natureza do ser por tentar e perseguir o objetivo de compreender a personalidade humana em termos de corpo humano. Segundo Lowen, os processos energéticos do corpo determinam o que acontece na mente, da mesma forma que determinam o que acontece no corpo.

Lowen, Alexander (1975)
São Paulo
Ed. Summus,
6ª edição, 1982.

Amor, Sexo e seu Coração

Há séculos o coração vem sendo o símbolo do amor e do desejo sexual. Mas, mostra este novo e ousado estudo de Alexander Lowen, a ligação entre o amor e o coração é muito mais do que simbólica: é real. As emoções reprimidas - principalmente conflitos sexuais não resolvidos - e mágoas psíquicas profundas podem de fato enrijecer de tal forma o peito que ele se torna uma placa torácica rígida como uma couraça. Assim, a energia emocional aprisionada pode literalmente contrair o coração.Lowen esboça sua tese revolucionária através de impressionantes casos verídicos, aplicando os princípios de Reich e analisando os efeitos que o trauma emocional surte no corpo.Neste livro, demonstra como é possível proteger seu coração e, ao mesmo tempo, alcançar uma vida mais amorosa, pacífica e gratificante.

Lowen, Alexander
(1988)
São Paulo
Ed. Summus, 1990


Espiritualidade do Corpo - Bioenergética para a Beleza e a harmonia

Em a Espiritualidade do Corpo, Alexander Lowen lança uma nova luz sobre a ligação entre corpo e mente e expande essa equação humana para incluir o significado espiritual de saúde.Fundamentando-se na concepção de Carl Jung de que ´O espírito é a experiência interior do corpo", o autor desenvolve sua tese extraindo, do Ocidente, a idéia da relação humana com um Ser Supremo; do Oriente, a tradição mística que liga espírito e respiração; e da bioenergética, a ligação entre pazpsíquica e o fluxo livre da energia corporal/física.Segundo o autor, a saúde manifesta-se objetivamente na graciosidade dos movimentos, num certo fulgor ou radiância corporal, no calor e na maciez do corpo. Espiritualidade significa um estado de harmonia entre corpo, mente e emoções, que o autor chama de "estado de graça".Este livro contém estudos de casos, testes e exercícios físicos e mentais que o leitor poderá experimentar para alcançar a harmonia física, emocional e mental, imprescindível à paz interior.A Espiritualidade do Corpo é um livro que busca descrever o processo do espírito divino manifestando-se graciosamente do corpo e na amabilidade das atitudes da pessoa para com as crianças de Deus.

Lowen, Alexander (1990)
São Paulo
Ed. Cultrix, 1992.


O corpo em Terapia - a abordagem bioenergética

"Trabalhamos com a hipótese de que há uma energia fundamental no corpo humano. Esta energia será simplesmente chamada bioenergia.Os processos psíquicos bem como os somáticos são determinados pela operação desta bioenergia"."Tem o momento da descoberta. Tem a reflexão que se segue. Tem o caminho a trilhar. Este livro trata da bioenergética: um caminho que pede reflexão. Um árduo caminho muito atraente. É esta ambivalência que nos fascina. Árduo (às vezes literalmente doloroso) e atraente. Assim sendo, atiça e desafia. Leva o adormecido humano-mente a despertar para seu corpo, com riso e lágrimas".

Lowen, Alexander
(1958)
São Paulo
Ed. Summus, 7ª edição, 1977


Amor e Orgasmo

"O mistério do amor está no ato sexual". Com base nesta afirmativa, Alexander Lowen em AMOR E ORGASMO, além de explicar o extraordinário trabalho de Wilhelm Reich nessa área mostra a importância da interação entre a personalidade e a função sexual, enfatizando que a satisfação no amor sexual pode ser alcançada com tranqüilidade pelo indivíduo que está em contato com seu corpo e seus sentimentos.
summus editorial.




O Corpo Traído

Atexander Lowen, psicanalista com longa experiência no auxílio a pessoas com problemas emocionais. descobriu, em seu trabalho, que muitos de seus clientes na verdade negavam as experiências, necessidades e sentimentos reais de seus próprios corpos. Em O Corpo TraÍdo, ele descreve as razoes destes problemas, ilustrando com casos dramáticos. Entre os assuntos abordados neste estimulante livro encontram-se os seguintes: A capacidade que o corpo possui de se satisfazer. A relação direta entre respiração e sensações de prazer corporal. A recompensa de aceitarmos nosso próprio corpo. A restauração da capacidade de ter prazer através de exercícios especiais.

Prazer

Uma Abordagem Criativa da VidaUma vida mais criativa através do prazer é a promessa deste livro revolucionário. Definindo o prazer como "uma experiência corporal", Lowen afirma que "não existe prazer puramente mental " e ressalta que 11 a capacidade de prazer é também a capacidade de auto-expressão criativa". Na maioria dos adultos, contudo, a luta pelo poder compete com a batalha pelo prazer, minando a criatividade e causando tensões musculares. Prazer oferece um caminho para sairmos deste dilema através de uma série de exercícios bioenergéticos. Esses exercícios são descritos com detalhes fáceis de acompanhar. Eles objetivam auxiliar o corpo a reconquistar sua liberdade natural, bem como sua espontaneidade, liberando não só o prazer mas também uma alegre criatividade
Medo da Vida

Neste livro, profundo e perturbador , escrito numa linguagem simples e direta, Alexander Lowen efetua uma análise surpreendente do que é o destino, à luz dos processos psicológicos e dos fatores que determinam as escolhas que, todos os dias, fazemos. Indo mais além, Lowen reflete sobre o que representa o viver e o morrer, e como impedir que sejamos consumidos pelo medo de amarmos (e sermos amados), de sermos nós mesmos, das incertezas, do fracasso.
Aponta o caminho para a descarga de inibições emocionais e sexuais, para a satisfação total da pessoa que realmente somos.

O CORPO EM DEPRESSÃO - As bases biológicas da fé e da realidade


Alexander Lowen - Neste texto - um dos mais belos e profundos que já produziu -Neste texto - um dos mais belos e profundos que já produziu - Alexander Lowen estuda as bases biológicas da fé e da realidade. Muitas vezes procuramos explicações complicadas para problemas que nos afligem na vida cotidiana, esquecendo que o contato com o nosso corpo, com a natureza, com o universo, nos enraíza, nos une ao essencial em nós mesmos. A bioenergética, que Lowen desenvolveu após longos anos de observações e tratamento de clientes, tem condições de restabelecer nosso equilíbrio interior. Pois suas bases biológicas e seus exercícios são aplicáveis a homens e mulheres, independentemente de sua idade ou grau cultural.

Lowen, Alexander
(1972)
São Paulo,
Ed. Summus


EXERCÍCIOS DE BIOENERGÉTICA - o caminho para uma saúde vibrante

Alexander Lowen em parceria com Leslie Lowen A Bioenergética é uma maneira de compreender a personalidade em função do corpo e de seus processos energéticos. Ela é também uma forma de terapia que combina o trabalho corporal com o da mente para ajudar as pessoas a compreenderem seus problemas emocionais e concretizarem o mais que puderem seu potencial para o prazer e a alegria de viver.O trabalho corporal da Bioenergética inclui tanto procedimentos de manipulação como exercícios especiais. Esses exercícios foram desenvolvidos ao longo de mais de 20 anos de trabalho terapêutico com pacientes. Podem ser feitos em sessões de terapia, em aulas e em casa.

Lowen, Alexander e Leslie Lowen
São Paulo,
(1997)
Ed. Ágora


Rua Aspicuelta, 592 - São Paulo - SP - Tel/fax: (0xx11) 3032.3445 - 3815.4855
www.bioenergetica.com.br - e-mail: iabsp@bioenergetica.com.br
christian louboutin outlet juicy couture outlet louis vuitton handbags outlet Christian Louboutin Outlet juicy couture outlet Christian Louboutin Sale christian louboutin shoes juicy couture Handbags replica louis vuitton juicy couture Handbags Christian Louboutin sale juicy couture Sale louis vuitton Replica louis vuitton handbags outlet louis vuitton outlet christian louboutin Sale juicy couture outlet louis vuitton outlet