LIVROS

Bibliografia básica sobre Análise Bioenergética

LIVROS DE ALEXANDER LOWEN:

O contato com o nosso corpo nos fundamenta e constitui um elo essencial com nós mesmos. A bioenergértica, desenvolvida por Lowen, no decorrer de longos anos de observações, nos ajuda a restabelecer nosso equilíbrio interior, pois suas bases biológicas e seus exercícios possibilitam a integração do indivíduo.

Neste livro Lowen reflete sobre o que representa o viver e o morrer, e como impedir que sejamos consumidos pelo medo de amarmos (e sermos amados), de nossas incertezas e fracassos e, principalmente, de sermos nós mesmos. Aponta o caminho para descargas de inibições emocionais e sexuais, para a satisfação da pessoa total que realmente somos.

A relação entre o amor e o coração é mais do que simbólica, é real. Emoções reprimidas, principalmente conflitos sexuais não resolvidos, bem como mágoas psíquicas profundas podem de fato enrijecer o peito de modo a formar uma couraça. Assim, a energia emocional aprisionada pode literalmente contrair o coração. Lowen esboça sua tese revolucionária através de impressionantes casos verídicos, aplicando os princípios de Reich e analisando os efeitos do trauma emocional sobre o corpo. O livro demonstra como é possível proteger o coração e, ao mesmo tempo, alcançar uma vida amorosa pacífica e gratificante.

Neste livro, o leitor encontrará inúmeros exercícios e técnicas de psicoterapia corporal que objetivam aliviar as tensões musculares e restaurar a fluidez natural do organismo. Partindo de sua vasta experiência clínica, Lowen apresenta casos de pacientes com sérias dificuldades emocionais que resultaram em dores e em problemas de cunho afetivo, os quais foram resolvidos pela bioenergética. Mostra, assim, que quando atingimos o estado de graça conseguimos nos conectar com todas as criaturas vivas e reconhecer nossa ligação com o mundo. A bioenergética é um caminho para entender a personalidade humana por meio do corpo e de seus processos energéticos. Trata-se de uma abordagem psicoterapêutica que trabalha corpo e mente para ajudar os pacientes a resolver problemas emocionais e a perceber sua capacidade de obter bem-estar e prazer em todos os aspectos da vida.

Lançado nos Estados Unidos em 1995, este livro é o ápice do trabalho de Lowen. O fundador da bioenergética revela aqui como é possível recuperar um estado natural de alegria em relação à vida, por meio de exercícios capazes de revitalizar o corpo e liberar energia de sentimentos reprimidos. Trata-se de um belíssimo guia de transformação pessoal, escrito por um dos pioneiros da terapia corpomente.

Neste livro, Lowen explica que o mistério do amor está no ato sexual. Enfatizando a interação entre a personalidade e a função sexual, mostra que a satisfação no amor sexual pode ser alcançada pelo indivíduo que está em contato com seu corpo e com seus sentimentos.

A bioenergética é uma terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com seu corpo e atirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele. Inclui as mais elementares funções básicas como a respiração, o movimento, o sentimento e auto-expressão, até chegar a sexualidade.

Ao contrário do que diz o senso comum, os narcisistas não amam a si mesmos nem a mais ninguém. Eles não conseguem se aceitar; ao contrário, constroem uma máscara rígida para ocultar suas emoções. Influenciados pela nossa cultura e predispostos por fatores ligados à personalidade humana, os narcisistas costumam preocupar-se mais em parecer felizes do que em sê-lo. Sedutores e manipuladores, estão sempre em busca de poder e controle, deixando de lado os verdadeiros valores do self – autoexpressão, autodomínio, dignidade e integridade. Nesta obra revolucionária, Alexander Lowen usa sua ampla experiência clínica para mostrar que os narcisistas podem recuperar os sentimentos suprimidos e reaver sua humanidade. Por meio da terapia bioenergética, tanto os narcisistas quanto aqueles que convivem com eles encontrarão o caminho para uma existência plena e verdadeira.

Neste livro, Lowen expõe os fundamentos da bioenergética. Discípulo de Reich, retorna e expande as formas pelas quais o desenvolvimento do homem é tolhido pela estruturação errônea de hábitos mentais e motores. Pontilhado de exemplos clínicos, esclarece e torna concreta a teoria bioenergética.

Nesse livro, Lowen se dedica a estudar pessoas que negam as experiências, necessidades e sentimentos reais de seus próprios corpos. Através de uma minuciosa análise, que inclui numerosos estudos de casos, o autor aborda o complexo problema da esquizofrenia, da negação do nosso próprio corpo, mostrando como chegarmos a uma plena e gratificante união corpo-mente.

Nesta obra, Alexander Lowen explica como a experiência de prazer ou de dor determina nossas emoções, nossos pensamentos e nosso comportamento. Examinando a psicologia e a biologia do prazer, ele analisa suas raízes na natureza do corpo e mostra que só há saúde emocional quando estamos num estado de prazer – ou seja, quando nos sentimos bem com o nosso corpo. O autor descreve o prazer como uma força criativa — a única forte o bastante para fazer oposição ao potencial destrutivo do poder. Na maioria dos adultos, a luta por poder rivaliza com a busca de prazer, provocando tensões musculares crônicas e minando nossa criatividade. Baseando-se em estudos de caso que ilustram o funcionamento da bioenergética, Lowen mostra que todos podemos nos reconectar com nosso corpo e recuperar o equilíbrio corpo-mente, recobrando nossa espontaneidade natural e a capacidade de sentir prazer e de levar uma vida mais criativa e plena.

O trabalho corporal da Bioenergética inclui tanto procedimentos de manipulação como exercícios especiais. Esses exercícios foram desenvolvidos pelos autores ao longo de mais de 20 anos de trabalho terapêutico e ajudam, inclusive, na prevenção de distúrbios emocionais.

Neste livro, o pai da bioenergética faz um relato emocionante da própria vida e mostra como essa forma de psicoterapia – que integra magistralmente mente e corpo – ajuda-nos a resolver problemas emocionais e atingir o máximo potencial para construir relacionamentos saudáveis. A obra é um presente para os admiradores de Lowen e uma introdução deliciosa para os que não o conhecem.