Capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação e recursos humanos, levando-os a desenvolver uma prática profissional de modo integral e preventivo, aprofundar-se na compreensão da bioenergética e, consequentemente, poder ajudar pessoas a alcançar a saúde corporal e mental.


Os programas de análise bioenergética são: teórico, prático e vivencial, privilegiando um processo de aprendizagem “de dentro para fora”.

• Psicanálise;

• Análise do Caráter (Wilhelm Reich);

• Teoria da Análise Bioenergética (Alexandre Lowen);

• Psicossomática;

• Trauma;

• Teoria do Desenvolvimento (Winnicott);

• Teoria do Apego (Bowlby);

• Metodologia de Pesquisa;

• Treinamento e Supervisão em Psicologia Clínica;

• Terapia Sistêmica

• Ao término do curso, o aluno obtém o título internacional de CBT (Certified Bioenergetic Therapist) pelo  IIBA (International Institutte for Bioenergetic Analasis) – Nova York; 

• Os alunos formados em psicologia, receberão o certificado de PSICOTERAPEUTAS EM ANÁLISE BIOENERGÉTICA;

• É necessário estar cursando ou já ter concluído um curso superior. Além disso, os candidatos serão submetidos a uma seleção que consistirá na análise do curriculum vitae e em entrevista de seleção;

• As aulas  terão encontros locais uma vez ao mês: Sábado (das 9h às 18h) e domingo (das 9h às 15h);

• Workshops internacionais duas vezes ao ano em encontros de quatro dias;

• Workshop institucional uma vez ao ano;

• Encontro anual das 3 Bios (Bioenergética, Biossíntese e Biodinâmica). 

CARGA HORÁRIA: 1.069 horas

TEMPO DE DURAÇÃO: 48 meses (oito semestres)

PÚBLICO ALVO: Psicólogos, profissionais de saúde, de educação e diferentes áreas de formação

CORPO DOCENTE: 

CORPO DOCENTE: Diretora: Ana Silvia Lameirinha | Alzira Freire | Elaine Gloeden | Karin de Marval | Laine Pizzi | Léia Cardenuto | Liane Zink | Lúcia Magano | Luíza Revoredo | Maê Nascimento | Maria Ercília Rielli | Marina Pedroso | Odila Weigand* | Périsson Dantas | Rebeca Berger* | Sônia Calil (*Trainers internacionais de análise bioenergética) – PROFESSOR CONVIDADO: Fernando Cariello

.

O Curso de Coordenador de Grupo de Exercícios em análise bioenergética (Exercise Class), criado por Lowen, tem como objetivo formar profissionais que possam atuar nas áreas de saúde, educação e organização.


O foco é levar os participantes a um processo de sensibilização e conscientização corporal, de modo a melhorar a auto percepção, favorecer o equilíbrio energético e recuperar a auto expressão. É um trabalho educativo e preventivo que se diferencia das psicoterapias.

• Conceitos básicos da Análise Bioenergética (Reich e Lowen);

• Histórico dos grupos de exercício;

• Conceitos de energia (Fluxo e Expressão);

• Noções básicas do desenvolvimento de caráter (Lowen);

• Anatomia do movimento.

• Técnicas de exploração de movimentos: individual e grupal;

• Aplicação de exercícios;

• Utilização de recursos: música e materiais aplicados;

• Supervisão de elaboração de um projeto de finalização de curso;

• Worskhop institucional.

PÚBLICO ALVO: Profissionais com formação universitária.

CORPO DOCENTE: 

CORPO DOCENTE: Professores: Anna Maria Pavesi | Kátia Cotrim | Kátia Yazigi | Silvana Tenório | Silvio de Camargo

É necessário estar cursando ou já ter concluído um curso superior. Os candidatos são submetidos a seleção com análise do curriculum vitae e entrevista.

.

CLÍNICA DAS COMPULSÕES: A DINÂMICA E OS CONSUMOS ABUSIVOS

Capacitação para intervenção no tratamento das diferentes demandas compulsivas, como abuso de álcool e drogas, compulsão alimentar, vigorexia, ortorexia.


A partir de diferentes perspectivas teórico-clínicas, busca-se compreender estas ¨paixões tóxicas¨, considerando as falhas no desenvolvimento psicossexual, nas defesas caracteriológicas e na constituição do sujeito. Estudo da compulsividade e a impulsividade pelo enfoque narcísico, discutindo comportamentos, atitudes e relações sociais, a partir deste tipo de organização de personalidade. O corpo e a autoimagem corporal também serão abordados ao longo do curso. Por meio de uma experiência de trabalho psi-corporal, serão propostas técnicas para o manejo destas questões.


Através de discussões teóricas, conhecimento das especificidades da clínica, técnicas de intervenção, exercícios, supervisão e trocas em grupo será possível construir relações entre a teoria e a prática terapêutica.

TEMAS ABORDADOS NESTE CURSO:

Neste módulo será introduzido a questão compulsiva, sua fenomenologia, a visão sócio histórica e perspectivas teórico-clínicas que são base da proposta deste curso. Bem como, as contribuições de Wilhelm Reich e Alexander Lowen para a compreensão da compulsividade e impulsividade como uma questão narcísica.
Neste módulo abordaremos as dificuldades dos vícios em bebidas alcoólicas e drogas, seu manejo clínico e possibilidade de intervenção.

Neste módulo abordaremos as dificuldades alimentares como anorexia, bulimia, compulsão alimentar, ortorexia, transtornos restritivos seu manejo clínico e possibilidade de intervenção.

Neste módulo traremos a contribuição das escolas psicanalíticas para o entendimento da questão narcísica, sua relação com o consumo e a sua construção sócio cultural. Abordaremos as dificuldades obsessivo-compulsivas, entre elas: compulsão por exercício físico, jogos, sexo, limpeza, compras, tecnologia e outras.

QUANDO: Sexta- feira (15h às 21h) |Sábado (9h às 18h)

PÚBLICO ALVO: Psicólogos, terapeutas e outros profissionais da saúde que atuem na área das compulsões ou que nela desejem ingressar.

CORPO DOCENTE: 

CORPO DOCENTE: Coordenação: Léia Cardenuto | Professores: Léia, Mara Ceroni e Priscilla Leitner.

.

CORPOREIDADE E MANEJO CLÍNICO NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O curso visa instrumentalizar a prática clínica e institucional utilizando variados recursos e técnicas e diferentes referenciais teóricos, ampliando o manejo clínico do terapeuta em relação ao tratamento da criança e do adolescente e sua interação com o meio e a família. 

 

Este curso é realizado na modalidade online.

• O desenvolvimento intrauterino do bebê 

• A clínica infantil e o desenvolvimento emocional da criança 

• Recursos terapêuticos, o brincar e o corpo 

• O corpo na clínica do adolescente, seu desenvolvimento e sexualidade 

• Psicopatologias na infância e adolescência 

• Encontros mensais

• Aulas práticas e teóricas

• Discussões de textos
• Carga horária de 40h
• Encontros mensais

PÚBLICO ALVO: Profissionais da Saúde, Educação e alunos dos 2 últimos anos de psicologia, psicopedagogia 

CORPO DOCENTE: 

CORPO DOCENTE: Professores: Lucia Magano | Elaine Gloeden | Arianne Angelelli | Sueli Lelis